DANFE online: tudo o que você precisa saber

O que é DANFE online? Qual sua utilidade? Esse documento tem validade fiscal? Sua emissão é obrigatória? Perguntas desse tipo são comuns entre gestores e empresários que estão iniciando um negócio e se deparam com um número de siglas que se referem a taxas, papeladas, arquivos e operações contábeis ou fiscais.

Pensando nisso, preparamos um post com as respostas para as principais dúvidas sobre o que é DANFE, um registro que se torna cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Confira!

Afinal, o que é DANFe?

Quando a Nota Fiscal eletrônica surgiu, trouxe consigo alguns assuntos inéditos para a rotina dos empresários, deixando muitos deles confusos, principalmente com o tal “DANFE” (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica). Mas o fato é que essa questão é bastante simples, pois esse documento nada mais é do que uma síntese da NF-e, ou seja, é um registro com informações simplificadas da Nota Fiscal.

Portanto, é essencial ter seriedade e precisão ao preencher esse documento, pois, se houver divergência entre as informações da NF-e e do DANFE, a multa para o emissor será bastante alta, podendo chegar até 100% do valor da operação.

Quais as diferenças entre o DANFE e o arquivo XML?

Os dois têm características e finalidades próprias: o arquivo XML é a forma eletrônica (digital) da NF. Já o DANFE é apenas uma reprodução simplificada da nota fiscal, muito utilizada no transporte de produtos em geral.

Quais informações constam no DANFE?

O DANFE contém os dados da NF-e que o gerou, chave de acesso da nota e o código de barras. Além disso, outras informações devem estar descritas no documento, como:

  • data e horário de saída das mercadorias para a entrega;
  • placa do automóvel/veículo utilizado;
  • nome da transportadora responsável.

Caso contrário, se esses dados não constarem na nota e, por conta disso, faltarem no documento auxiliar (DANFE), será considerado que os produtos saíram de sua origem no dia da emissão da NF. Portanto, é importante ficar atento a esse detalhe.

Como emitir o Danfe online com praticidade?

Uma opção bastante procurada pelos gestores/empreendedores para facilitar a emissão de DANFE online é recorrer a um software ERP especializado. Dessa forma, quando a NF-e for gerada digitalmente pelo sistema (arquivo XML), o documento auxiliar será concedido instantaneamente em formato pdf. Sendo possível, deve-se enviá-lo para o cliente logo em seguida.

O programa funciona assim: ele se comunica diretamente com o sistema da Sefaz e envia os dados gerados. A Secretaria da Fazenda recebe essas informações e faz a autenticação da NF.

Logo após, é criado o XML e o DANFe, que já pode ser anexado ao despacho do produto. Isso significa que, ao emitir esse documento mediante um sistema ERP, é possível economizar tempo.

Não se esqueça de que a impressão do DANFE deve ser feita em papel comum (A4). É obrigatório que ele seja impresso antes da circulação do produto vendido, uma vez que qualquer item comprado pela internet e documentado como NF-e, por exemplo, deve estar munido de sua representação gráfica, a fim de garantir e comprovar a segurança e a qualidade da mercadoria.

E então, gostou do post de hoje? Compreendeu por que o DANFE online pode simplificar e facilitar seus processos internos? Aproveite essa oportunidade e entre em contato conosco para conhecer nossas soluções contábeis e fiscais.