Aprenda como precificar serviços!

Em um mercado a cada dia mais saturado e competitivo, saber precificar corretamente os serviços é uma necessidade básica. Com o preço certo, é possível atrair clientes, fechar novos negócios e ter uma boa margem de lucro. Continue a leitura e aprenda a precificar serviços

Apesar de tão importante, muitos empresários ainda precificam seus serviços de forma incorreta e não levam em consideração todas as variáveis necessárias. Alguns profissionais, inclusive, parecem administrar os preços apenas pela intuição.

Pensando nisso, desenvolvemos um post especialmente para você. Continue lendo e aprenda a precificar corretamente seus serviços!

Considere todos os custos e despesas para precificar serviços

O primeiro passo é levar em consideração todos os custos e despesas que envolvem a atividade. Nos serviços, os custos podem ser divididos em três principais: custos de mão de obra, custos de material aplicado e despesas gerais do projeto.

O custo de mão de obra está ligado ao que se gasta com os funcionários da empresa, como: salário, encargos salariais (FGTS, férias, décimo terceiro, etc.), benefícios, uniforme, treinamento, etc.

Os custos de material aplicado, por outro lado, é composto por todo e qualquer item que seja necessário utilizar na execução dos serviços, tais como: peças de reposição, produtos de limpeza ou outros componentes.

As despesas gerais se referem aos custos adicionais que são inerentes a uma prestação de serviço com deslocamento, como por exemplo:

  • aluguel de andaime;
  • reembolso de quilometragem;
  • estacionamento;
  • estadia.

Também é importante considerar as despesas (gastos administrativos), que podem ser fixas ou variáveis. As mais comuns são:

  • aluguel do ponto;
  • pagamento de tributos (taxas, impostos e contribuições);
  • propaganda e publicidade;
  • despesas bancárias.

Anote tudo na ponta do lápis, isso será indispensável para saber quanto você gasta e de quanto precisa para manter o negócio ativo. Todos os custos e despesas devem ser rateados no valor do seu serviço, e ainda deve sobrar uma boa margem de lucro.

Monitore os seus concorrentes

Ficar de olha na concorrência pode ser uma excelente fonte de inspiração, seja para inovar no atendimento, aprimorar os processos ou, nesse caso, otimizar a precificação dos seus serviços. Hoje, para fazer isso, é comum se usar a técnica de benchmark.

Benchmark é uma forma de marketing usado especificamente para o monitoramento dos concorrentes no mercado. O objetivo não é copiar o que os outros fazem, mas aprender com eles e melhorar os resultados da empresa.

Mas como usar essa ferramenta para encontrar o preço ideal para seus serviços? Veja alguns dos principais passos:

  • defina dois ou três concorrentes para monitorar;
  • escolha o que deve ser monitorado – nesse caso, o preço;
  • pense sobre a melhor estratégia de monitoramento;
  • selecione os indicadores para mensurar os resultados do seu negócio.

Para monitorar os preços praticados pelos concorrentes, você poderá usar clientes ocultos, acompanhar seus sites, acompanhar suas postagens nas redes sociais ou encontrar bons informantes.

Mantenha o foco nos clientes

Manter o foco nos clientes é obrigação para qualquer empresa, pois são eles que pagam as contas e fazem o negócio funcionar. Nenhum prestador de serviços pode desconsiderar esse fato, então é importante lembrar disso na hora de definir os preços.

Mas a tarefa não é simples. Seu objetivo é cobrar o máximo que o consumidor está disposto a pagar sem perder um único cliente. Assim, você terá um lucro maior e a possibilidade de reinvestir esse dinheiro nos seus equipamentos, equipe e em outras coisas.

A questão é: como fazer isso? A resposta é: perguntando e testando.

Na sua trajetória empreendedora, você deve estar disposto a aprender com seus clientes, então não tenha medo de fazer uma boa pesquisa de mercado e, literalmente, perguntar quanto eles estão dispostos a pagar pelo serviço.

Gostaria de saber como um software poderia lhe ajudar a precificar seus serviços? Entre em contato com a Everflow!